FÓRUM DE GESTORES DE ESPORTE E LAZER


JUSTIFICATIVA DO EVENTO


As politicas públicas de Esporte e Lazer no Brasil deixaram de ser uma sobremesa social e passaram a ser direitos reivindicados por segmentos crescente das populações municipais. No entanto, a pouca experiencia administrativa municipal e a falta de referências acadêmicas nesse campo tem dificultado o desenvolvimento de gestões públicas. A grande maioria dos municípios do Estado da Bahia tem sofrido com a falta de oportunidades no âmbito das práticas corporais, sobretudo, as relacionadas ao lazer e ao esporte. 


O município de Alagoinhas tem um Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, que através de várias iniciativas vem intervindo nos diversos setores desta comunidade e cidades circunvizinhas. Em sintonia com essa perspectiva, o Departamento de Educação do Campus II/UNEB, através do Grupo de Estudo em Educação Física, Esporte e Lazer - GEPEFEL, traz o Fórum de Gestores com vistas a discutir as políticas públicas de lazer e esporte como direitos de todos e dever do Estado.


Estas ações buscam, também, estar aliadas com as Políticas Nacionais do Ministério do Esporte, que sinaliza a intenção de democratizar o setor do lazer e esporte no país, articulando suas políticas, com as políticas estaduais e, sobretudo, municipais, já que, é efetivamente neste espaço onde elas se materializam.


Sendo assim, o presente evento busca diagnosticar a estrutura legal presente nas Leis Orgânicas dos municípios investigados, informar sobre os projetos federais e estaduais, contribuir na formação continuada de gestores e interessados nas políticas públicas de lazer e esporte, prestar consultoria aos municípios da região no âmbito das Políticas Públicas de Esporte e Lazer e apresentar proposições com fins de possibilitar a vivência do Lazer e do Esporte como atividades importantes para formação dos sujeitos no seu cotidiano, melhorando a qualidade de vida do cidadão dos municípios do Território 18, Agreste de Alagoinhas e Litoral Norte do Estado da Bahia.



I FÓRUM  DE GESTORES


O I Fórum de Gestores do Território Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte aconteceu durante o 11° Seminário de Educação Física da UNEB, entre os dias 21 e 23 de abril de 2010. Reuniu gestores da cidade de Alagoinhas e região, para discutir sobre suas gestões, dividir as experiências, socializar os avanços e dificuldades de suas administrações. 

Também tivemos as presenças de especialistas da área como o Professor Dr. Lino Castellani Filho da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Professora Dr. Luciana Marcassa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o Prof Dr. Cesar Leiro e Prof. Ms. Luiz Rocha, representando a Universidade do Estado da Bahia – UNEB e contando com a participação ainda dos demais pesquisadores do GEPEFEL.
 
Além das discussões com e entre os gestores, também foram apresentados dados já obtidos com as pesquisas, tendo o Fórum um caráter de extensão universitária, que serviu para troca de experiências e formação dos dirigentes públicos relacionados a nosso tema de investigação.


Algumas fotos do evento:


Figura 01: Fórum de Gestores

Figura 02: Prof. Luiz Rocha, Prof. Luciana Marcassa e Prof. Lino Castellani
 (Da esquerda para a direita) 
Figura 03: Fórum de Gestores
Figura 04: Prof. Lino Castellani